GENTE ISSO É UM REMEMBER
Verdeamarelismo-formação do imaginário nacional
Década de 1970, Brasil passando por um momento de desenvolvimentismo, e enfrentando a censura imposta pelo regime militar. E para completar, ainda havia a Copa do Mundo, outra questão que trazia certa turbulência para a nação.
Diante, desses três fatores envolvendo a história brasileira, tinha-se uma ferramenta usada para mascarar a realidade. A construção de um imaginário de acordo com os interesses do governo estava em pleno vapor, tanto no campo da cultura, como político e social. O período narrado no filme de Roberto Farias “Pra frente Brasil”-obra esta analisada neste trabalho, trata justamente dos três movimentos que colocava a nação em certo alvoroço.
Nesse ínterim, surge a música “Pra frente Brasil”, que tipifica bem o “Verdeamarelismo” tido como a representação do nacional. Sendo assim, “da copa do mundo de 1970, o verdeamarelismo, se não permaneceu intacto em todos os seus aspectos, manteve-se como representação interiorizada da população brasileira que, sem distinção de classe, credo e etnia, o conserva mesmo quando as condições reais o desmentem”.
(CHAUÍ, Marilena- Brasil –Mito fundador e sociedade autoritária. Verdeamarelismo. Pág.42), ou seja, a questão de uma identidade homogênea formada pela elite militar maquiava um país amordaçado, enquanto boa parte da população vivia alheia aos porões ditatoriais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHAUÍ, Marilena. Verdeamarelismo; IN: Brasil mito fundador sociedade autoritária. 2000 Ed. Perseu Abrano, São Paulo
GUSTAVO, Miguel. Pra frente Brasil (música)
FARIAS, Roberto. Pra frente Brasil (filme)
CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas. O imaginário da república no Brasil. São Paulo, Companhia das Letras. 1990.
Nomes: Adelmo Antônio da Silva.
Paula Maria da Silva.
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